PGA TOUR
CHAMPIONS TOUR
WEB.COM TOUR
PGA TOUR CANADA
PGA TOUR CHINA
[ Español ] [ English ] [ Português ]

Trio de líderes no inico do Brasil Classic

Depois da volta inicial deste primeiro evento do Web.com Tour no Brasil, seis latino-americanos estão no top 10, quatro deles são brasileiros.

Rafael Barcellos, empatado em quarto lugar depois da primeira volta, é o melhor brasileiro. Zeca Resende/CBG

São Paulo, 4 de abril de 2013. O sueco Richard S. Johnson, o neozelandês Danny Lee e o americano Tom Hoge entregaram cartões de 6 abaixo do par 65 nesta quinta-feira para empatar na liderança depois da primeira volta da edição inaugural do Brasil Classic, patrocinado pelo HSBC. O evento é o quarto que o Web.com Tour celebra na América Latina nesta temporada 2013.

Os três líderes estão uma tacada na frente do paraguaio Carlos Franco, os americanos Kelly Kraft, Lee Bedford, Zack Miller e o local Rafael Barcellos. O campo do São Paulo Golf Club tem apenas 6.574 jardas e os jogadores tiraram vantagem dos buracos mais curtos e dos greens que estão recebendo bem para fazer escores baixos.

Outros 15 jogadores - incluido os brasileiros Alex Rocha, Philippe Gasnier e Erik Andersson - estão empatados com 67, quatro abaixo do par. Mais quinze fizeram 68, o qual coloca em 38 o total de jogadores a somente três tacadas da liderança.

A média de escore desta primeira volta para este par 71 foi de 70,736.

"Aqui você não tem que bater forte, mas deve se manter fora do rough", disse Johnson, que jogou no segundo grupo que saiu pelo tee do 1 esta manhã. "Realmente foi uma volta sem estresse. Me senti muito confortável neste campo e acho que é por que já joguei bem aqui no passado."

Johnson, de 36 anos, jogou alguns eventos do European Tour neste mesmo campo a mais de uma década, mas não foi exatamente isso que o ajudou nesta ocasião.

"Eu pesquisei antes de vir e vi que já tinha jogado aqui um par de vezes, mas não lembro nada de nenhuma das voltas", falou Johnson, que terminou empatado em segundo lugar no Aberto do Brasil e 2001. "Não sei se isso é bom ou ruim, mas desde que eu continue fazendo bons escores, não me importa."

Lee, ex-campeão do U.S. Amateur, teve outro bom começo, algo que tem sido sua marca nesta campanha de 2013. Desta vez foi o putter que o ajudou a conseguir parte da liderança.

“Comecei a usar a linha da minha bola outra vez e realmente me ajudou com o alinhamento”, disse. “Eu usava antes como amador e não sei por que parei de usar. Estava acostumado a colocar a bola e tentar fazer um stroke perfeito. Agora não me preocupo por causa da linha. Tudo o que tenho que fazer é pensar na distância.”

Hoge estava dentre os que terminaram no final do dia e deixou claro o sensação de que o campo, mesmo sendo mais curto que a maioria, ainda oferece alguns perigos. 

“Gosto por que não é parecido com nenhum outro que jogamos no Tour”, disse o graduado de TCU. “Pode ser que seja curto, mas você tem que bater bem todos os tiros do mesmo jeito. Se você perde a concentração em um tiro e bate mal, o buraco mais fácil pode acabar sendo difícil por causa de duas árvores. Bato muito o ferro 4 sabendo que tenho que acertar o fairway ou me meto em problemas.” 

Notas e Frases da Primeira Volta:

* Clima: Céu parcialmente nublado. O vento soprou do norte entre 10 e 20 km/h. A temperatura máxima foi de 28º Celcius. 

* J.J. Killeen saiu no primeiro grupo pelo tee do 1 e fez o primeiro birdie do torneio. Terminou o dia com uma volta de 2 abaixo do par 69.

* Matt Hill registrou o primeiro eagle do torneio ao fazer 3 no par cinco nº 13. Hill começou sua volta pelo 10 e terminou com um cartão de 3 abixo do par 68.

* Além de ter jogado bem hoje, o sueco Richard Johnson e o paraguaio Carlos Franco, um dos cinco jogadores empatados em quarto lugar, tem várias coisas em comum. A mais notória é que os dois venceram um mesmo evento do PGA TOUR: o U.S. Bank Championship em Milwaukee. Johnson ganhou o torneio no Brown Deer GC em 2008, enquanto que Frando venceu duas vezes, primeiro em 1999 e depois em 2004. 

* Richard Johnson jogou em dois eventos do European Tour que foram realizados no São Paulo Golf Club a alguns anos: 

- Primero jogou o Aberto dos 500 Anos do Brasil em 2000 e terminou T11. O irlandês Padraig Harrington ganhou por duas tacadas neste ano...

- Johnson jogou o Aberto do Brasil em 2001 e terminou T2. Este evento foi reduzido à 54 buracos e teve como vencedor Darren Fichardt. 

* Carlos Franco ganhou o Aberto do Brasil no Tour de las Américas (que antecedeu o NEC Series - PGA TOUR Latinoamérica), que foi jogado em novembro de 2011 neste campo do São Paulo Golf Club.

* Os jogadores brasileiros tiveram um grande dia e são liderados por Rafael Barcelos, um competidor de 41 anos que trabalha como profissional no São Paulo Golf Club. Barcellos, que saiu pelo tee do 10, tirou proveito do seu conhecimento do campo para jogar 66 no final da tarde com excelente final de birdies nos buracos 5, 8 e 9. “Estava a quarenta jardas no quinto e peguei um sand perfeito e emboquei para birdie. Depois disso deixei muito perto nos últimos dois buracos para fazer mais dois birdies”, disse Barcellos, que em 2009 representou o Brasil na Copa Mundial na China.  

* O também brasileiro Alex Rocha, um membro do PGA TOUR que terminou a temporada de 2012 no 131ª colocação da lista de dinheiro, supriu as espectativas que caem sobre ele como o grande favorito local para jogar 67. Mesmo que os nervos tenham afetado seu começo, Rocha relaxou para subir no placar com birdies no 10, 13, 16 e 17. “Existem espectativas grandes quando você joga em casa, além das espectativas que eu mesmo tenho. Como resultado disso estava bem tenso no começo. Levei alguns buracos para me acalmar, respirar fundo e ir em frente”, admitiu o paulista de 35 anos que entrou no PGA TOUR em 2011 para ser o primeiro brasileiro dentro do Tour desde duas décadas. 

* Além de Barcellos e Rocha, tem outros nove brasileiros em campo esta semana. Estes foram seus escores na volta de hoje:

Erik Andersson 67

Philippe Gasnier 67

Fernando Mechereffe 68

Odair De Lima 69

Daniel Stapff 69

Rafael Becker (am) 70

Ronaldo Francisco 72

Lucas Lee 74

Cristian Barcelos (am) 79

* Estatísticas do campo para a semana:
            Volta do 1 (35)          Volta do 10 (36)        Total (71)
R1         34.729                         36.007                     70.736

Lexus Panama Classic

Placar Online

Jogadores

Horários de Saída

Isto é PGA TOUR Latinoamérica

Horarios de Programación

Conecta con PGA TOUR LA

Instagram

Vídeos

Parceiros Globais do PGA TOUR Latinoamérica

 

1995-2014 PGA TOUR, Inc. | All Rights Reserved.

PGA TOUR, Champions Tour, Web.com Tour, PGA TOUR Latinoamérica, PGA TOUR Canada and the swinging golfer logo are registered trademarks.

© 2014 · All Rights Reserved · Golfmol Inc, Miami, FL, USA (golfmol.com)